Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Dia Mundial da Mulher

Adufeiras da Zebreira em Paris !

Dia Mundial da Mulher

Domingo 4 de Março às 15h

Casa do Brasil – Cidade Universitária

4 rue Pierre de Coubertin em Paris 14° (frente ao estádio Charléty)


“Há mulheres que cantam o canto do campo e que trazem na voz o ritmo de um corpo que trabalha ao sol”

Descrevia o panfleto promocional da Festa da Primavera do CCB em relação ao Saca Sons ...
 

Saca Sons

Saca Sons é um grupo de musica tradicional de Zebreira formado em meados de 2003 no âmbito do Programa EQUAL – “Empreender para Desenvolver” implementado pela Associação ADRACES (Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul)- Pólo Campina. O grupo pretende recuperar e revitalizar algumas tradições, costumes de âmbito musical/ cultural, de modo a valorizar as gentes de Zebreira e toda a riqueza da freguesia. 

Grupo de Toques e Cantares Tradicionais de Zebreira

A Campina de Idanha-a-Nova é conhecida e reconhecida como o berço de algumas das mais belas melodias etnográficas do Portugal Cantador. São muitas as tradições que, perpetuadas ao longo de muitos anos, ainda hoje tornam este concelho um lugar mágico e arrebatador dos corações e ouvidos do anónimo turista citadino.Foi com este espirito de ser, sentir e querer raiano que nasceu na Vila da Zebreira o Grupo de Toques e Cantares Tradicionais de Zebreira - Saca Sons.Depois de uma tentativa de recuperação e preservação de uma tradicição local - O Cantar das Janeiras - os técnicos do Pólo da Campina, afectos à ADRACES, desafiaram as participantes, na sua maioria mulheres, a continuar com aquela actividade de cantadeiras pois todo o património musical desta Vila deveria ser preservado e revelado.Com a característica alma das gentes raianas - arrojadas, hospitaleiras e, acima de tudo voluntaristas , nasceu este grupo em terra de Zamburras, Adufes e mentes livres para criar e recriar músicas de amores e dissabores passados no mundo rural. A Zebreira foi o berço perfeito. Utilizando toda a sua criatividade, estas mulheres de luta e conquistas, criam os seus próprios instrumentos de percursão(Zamburras, Cabacinhas, Reco-Recos de Conchas, de Madeira e de Caricas...) que manuseiam na perfeição utilizando-os de suporte às maravilhosas vozes que Deus lhes deu e que só deu às mulheres raianas.Com três anos de existência, o Saca Sons, conta no seu currículo cerca de 50 actuações que se realizaram em locais tão simbólicos e de importância reconhecida como o CCB - Centro Cultural de Belém, Programa Praça da Alegria da RTP, Centro Cultural Raiano e Vários Concertos em Espanha.

 Como se formou o grupo ...

A Zebreira foi berço de acolhimento para o nascimento de um novo grupo de toques e cantares tradicionais, grupo esse que foi baptizado com o nome “Saca Sons”.Para que os amantes da etnografia e do folclore fiquem a conhecer um pouco melhor o grupo «Saca Sons» aqui fica um pequeno apanhado do seu historial.O grupo nasceu de uma “brincadeira” levada a cabo pelos técnicos da ADRACES - Pólo Campina, onde desafiou um grupo de mulheres da freguesia de Zebreira, para “Cantar as Janeiras” em 2003 no concelho de Idanha-a-Nova, cujo objectivo seria a recuperação do cantar das “Janeiras”, uma tradição, que com o passar do tempo está a cair no esquecimento.Ligada a uma cultura própria do território a musica tradicional corre nas veias das pessoas envolvidas, neste projecto. O que facilitou a criação de um grupo constituído apenas por mulheres na qual a maior parte não sabe ler nem escrever.Após terminar a actividade do cantar das Janeiras, o Centro para o Estudo das Arte em Belgais convidou o grupo para a gravação de um CD de Musica Tradicional Religiosa. Factor importante para o nascimento do nome “Saca Sons” pois a partir desta altura as mais persistentes iniciaram uma recolha de cantigas, toques e instrumentos tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova.

 O porque de “Saca-Sons”?

O grupo escolheu o nome “Saca Sons” porque pretende explorar todo o tipo de sons dos instrumentos construídos pelas próprias pessoas, tais como a Zamburra, as Cabacinhas, Rec-Rec de Conchas, de Madeira e de Caricas, entre outros instrumentos musicais de precursão bem conhecidos, como o Adufe.

 Imagem do grupo ...

A Zamburra (Símbolo e Imagem do Saca Sons) é um instrumento musical tradicional, construído através de um cântaro de barro que funciona como uma caixa de ressonância, cuja boca do cântaro é tapada com pele de ovelha bem esticada, onde é preso um pau de gavanito. Para estraír o som deste instrumento molha-se a mão com água e desliza-a sobre o pau que está preso no centro da pele. Este movimento irá vibrar a pele produzindo um som grave que faz lembrar o zurrar de uma burra.

 Nome dos elementos do Saca Sons :

M.ª Luísa Roseiro; Leonor Pereira; Fátima Fernandes; Isabel Cruz; M.ª Eugénia; M.ª Ofélia Roseiro; Mariana Galante; Amélia Fortunato; Joana Pereira; Vera Louro; Fernanda Camisão; Rúdi Valentino;

 Contactos :

Paulo Pinto : [+351] 936 092 460   ou   Maria Ofélia : [+351] 932 845 582

sacasons@sapo.pt

Lien permanent Catégories : Fr -Agenda festas 2007 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.