Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

- Olivença - Olivenza

  • Invasão de Portugal pelas tropas Francesas

    Batalha da Redinha Pombal
    historia 008.JPG

    Como gosto de Historia andei a pesquisar sobre as Invasões Francesas , encontrei este livro que conta em detalhe .

    Fala da batalha do Buçaco , de  Pombal da Redinha e muito mais , gostaria de ver este livro traduzido em Português ...

    Se alguém estiver a colaborar para a tradução e publicação em Português deixa uma mensagem ...

    Guerra contra Portugal - 1.docx

    Para ler este livro clique no link em baixo ..

    Sobre a evasao de Portugal

     

    Lien permanent Catégories : - Olivença - Olivenza 1 commentaire
  • Sócrates "folclóricas"

     

     Sócrates "folclóricas"

    Há jornalistas que nos fazem continuar a acreditar que a liberdade de opinião teima em resistir.

    Assim sucedeu no final da XXIII Cimeira Ibérica de Braga, no dia 19 de Janeiro de 2008. Um jornalista da RTP teve a coragem de perguntar ao Primeiro Ministro José Sócrates o que pensava da presença, uma vez mais, de gente a questionar o problema de Olivença. Visivelmente surpreendido, o estadista português disse que tal presença se inseria no folclore habitual de tais eventos... esquecendo-se de referir que os "Amigos de Olivença" foram impedidos de exibir uma faixa ("Olivença é Terra Portuguesa"), salvo se a cinco (!!!) quilómetros de distância, sob ameaça de prisão. O Jornalista insistiu, referindo que talvez fosse tempo de abordar a questão em tais cimeiras. Sócrates repetiu-lhe que tal "situação" se verificava há quinze anos, e que, tal como sempre os vários primeiros-ministros o faziam, considerava tal um folclore. O profissional da Informação reformulou inteligentemente a pergunta, inquirido se, afinal, o problema de Olivença estivera ou não na agenda. O Primeiro-Ministro disse simplesmente que não.

    Não chegou, pois, ao extremo de dizer que o problema não existia, o que constituiria algo grave, dada a existência de documentos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com carca de dois meses, em que é afirmado claramente que Portugal nada fará que ponha em causa os Direitos de Portugal sobre a Região de Olivença [Parte omitida na Revista:«( 12 de Novembro de 2007:«O Estado português é rigoroso na prática de actos externos, quanto à delimitação constitucional do seu território, em observação do que estipula o artigo 5.º da Constituição: "1. Portugal abrange o território historicamente definido no Continente europeu [...] 3. O Estado não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de soberania que sobre eles exerce [...]". A política que o Ministério dos Negócios Estrangeiros tem seguido, e as orientações que tem dado [...] tem sido de que nenhum acto, acordo ou solução em torno desta questão deve implicar o reconhecimento por Portugal da soberania espanhola sobre Olivença» ).»]

    Talvez Sócrates se tenha lembrado, também, que as águas do Alqueva são quase exclusivamente portuguesas por causa de Portugal manter esta posição.

    Compreende-se que, em nome do politicamente correcto, se evitem abrir feridas, de parte a parte, nestas cimeiras, embora seja muito discutível a sua real utilidade partindo destes pressupostos. Compreende-se que se façam concessões... e viu-se a rapidez com que o Governo Português prometeu mudar legislação para que os médicos espanhóis não vissem os seus carros multados em Portugal. Parece que nestas cimeiras há um estado que não deixa passar "nada em claro"(e faz muito bem !)e não adia problemas. Critérios, enfim!

    É muito lamentável, todavia, a classificação de "folclore" para tais manifestações. Por um lado, faz recordar o episódio do barco português enviado a Timor com Ramalho Eanes como passageiro, que foi barrado por navios indonésios e classificado como "folclórico" por Jacarta. Sócrates, aqui, não foi feliz. Por outro lado, levanta algumas questões práticas: considerará Sócrates "folclóricas" as habituais contestações espanholas à presença britânica em Gibraltar? Ou insinuará que os "manifestantes por Olivença" deverão mostrar-se com trajes folclóricos oliventinos (alentejanos)? Talvez assim as autoridades não os impeçam de exibir uma faixa.

    Devo a José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa respeito enquanto Primeiro-Ministro do meu País. Mas não sou obrigado a concordar com ele. E lamento que, falando em nome do País, produza tão infelizes adjectivações..

    Estremoz, 19 de Janeiro de 2008

    Carlos Eduardo da Cruz Luna

    Lien permanent Catégories : - Olivença - Olivenza 0 commentaire
  • RE: Falta Espanha cumprir.

     -----Message d'origine-----
    De : www.portugalclub.org [mailto:cardigos@cardigos.biz]
    Envoyé : lundi 17 septembre 2007 04:17
    À : Undisclosed-Recipient:;
    Objet : Falta Espanha cumprir.

     

    Falta Espanha cumprir.

     

    Olivença - Boa Oportunidade para Exigir a sua Devolução

    Estão expostos na Assembleia da República os originais vários tratados celebrados por Portugal.

    O de Alcanises - de 12 de Setembro de 1297 e celerado no Reinado de D. Dinis - que definiu as nossas fronteitas com Espanha; o de Windsor , que é um tratado de aliança com Inglaterra; o de Tordesilhas, que dividiu as zonas de influências e descobrimentos entre Portugal e Espanha e os tratados de adesão à agora designada União Europeia.
    A Assembleia da República não pode fechar os olhos a uma realidade: Para as fronteiras definidas pelo Tratado de Alcanises estarem correctas ,falta Olivença e seu Termo, que desde 1801 está nas mãos de Espanha.Ilegalmente.
    Desde 1815 que Espanha está obrigada internacionalmente a devolver a Portugal a soberania sobre Olivença e seu termo, na sequência da derrota de Napoleão.
    Portugal não pode fingir que nada se passa.
    É tempo , e é esta uma boa oportunidade para Portugal , de exigir a devolução.
    Como Espanha exige do Reino Unido a devolução da soberania sobre Gibraltar.
    É bom recordar que Portugal cumpriu o Tratado que obrigou a devolver a Espanha várias terras conquistadas por Portugal a Espanha , e devolver à França a Guiana Francesa, que os portugueses conquistaram a Napoleão ,depois da primeira invasão francesa.
    Falta Espanha cumprir. E falta Portugal exigir a devolução, sem tibiezas nem medos e muito menos. É tempo de acabarem as manobras de bastidores da maçonaria ,que tem sido o grande entrave a uma posição firme de Portugal.
      

     José Maria Martins

    *****************************


    Lien permanent Catégories : - Olivença - Olivenza 1 commentaire
  • Olivença - Portugal - Agora Olivenza - Espanha

     221b0e07e410779fde7287e8e00f2c9c.jpg

    Para quem quer saber mais sobre esta cidade onde ja foi Portugal

    clique Aquiiii !!!!!!!!!!!

    Lien permanent Catégories : - Olivença - Olivenza 8 commentaires