- Sines - Porto Covo - Odemira - V.N. Milfontes
-
Passeio de carro de Porto Covo para Grândola
-
Comprar fruta e legumes no mercado de Porto Covo
-
Um grande obrigado ao Lusojornal por esta merecida lembrança
Faleceu António Maria, ex-dirigente da AOP de Bezons Houilles e Sartrouville
Com 81 anos de idade, faleceu no passado dia 5 Setembro, na sua terra natal de Cabeça da Cabra, perto de Sines, o ex-dirigente da AOP de Bezons-Houilles- Sartrouville, António Maria. Foi vítima de doença difícil. Natural de Sines (Cabeça da Cabra), passou por Lisboa onde foi condutor de eléctricos (tramway), fugiu à miséria veio para França na década 60, onde trabalhou na Central de tratamento de águas de Achères (78). Pouco tempo depois participou na fundação da AOP (Associação dos Originários de Portugal) em Bezons (95). Membro muito activo da AOP, sucedeu à presidência de Francisco Ribeirinho (também já falecido). Não se pode deixar de reconhecer o grande mérito deste Homem convicto dos seus princípios, os quais sempre defendeu, ocupou-se da associação com garras e coração, era a sua segunda casa de trabalho, que naqueles anos onde muita coisa faltava aos portugueses, ele sempre defendeu. Tendo grande entendimento com os Maires de Houilles e Sartrouville (78) e grande amigo de Jaques Leser, Maire de Bezons (95) sua vila e sede da AOP, fomos muito avantajados sobretudo em locais para realizar as nossas festas e encontrar trabalho para recém chegados. Acaba assim aos 81 anos, a carreira de um Homem da primeira geração emigrante em França. Que nos deixa grande tristeza.
■ José Alves LopesTive a opurtunidade de conhecer este senhor e ate de jogar umas suecadas com ele e sempre me surpreendeu como ele era uma pessoas cheia de cultura e sempre actual ... tinhamos 40 anos de diferenca de idade mas com ele nao se sentia isso ... mais um livro que se fecha .... Vi o Sr. Antonio Maria no principio do mes de agosto e vi com que coragem ele lutou pela vida sem se deixar desmoralizar pela sua doenca .... Tive no quintal que ele cultivou ate prtaticamente ao seu ultimo dia de vida com o mesmo entusiasmo ... Os meus sentimos para o Sergio e para a Dona Maria ...
-
Passar ferias na costa vicentina - Sines e Porto Covo
Neste verão estive na primeira semana do mês de Agosto em Porto Covo que e uma antiga aldeia que era dedicada a pesca e hoje graças a musica do Rui Veloso esta a virar uma vila com tudo o que e necessário ... Para comer bem aconselho o restaurante do Zé Inácio com varias especialidades regionais ... Para fazer compras existe uma cooperativa que tem um super mercado ... também existe um mercado com produtos em directo do agricultor ... quanto as praias são magnificas e ainda existem algumas em estado selvagem ... quanto a temperaturas neste verão foram baixas e com agua bastante fria ...
Sines tem uma parte velha junto ao castelo que e bastante bonita com vistas deslumbrantes sobre a praia e o oceano ... quanto a parte nova e como as outras vilas em Portugal sem grande interesse ... na praia esta visível o tubo de evacuação de alguns esgotos da vila e na agua existe um véu de sujidade que provavelmente terá uma relação com a maior refinaria de petróleo de Portugal .... por isso pegue no carro e tome a direcção de Porto Covo e ai existe praias bastante mais limpas ... Também estivemos em Vila Nova de Milfontes onde a juventude e rainha graças ao seu parque de campismo ....
Quanto a Odemira e uma vila lindíssima como pode ver no filme que foi gravado num dia ao nascer do sol ... Na região as paisagens de sobreiros e algo de fascinante ...
-----
-
Sines na Wikipedia - Dados sobre esta vila
Sines
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sines Brasão Bandeira
Vista parcial de SinesGentílico Siniense Área 198,97 km² População 13 674 [1] hab. (2001) Densidade populacional 68,2 hab./km² N.º de freguesias 2 Fundação do município
(ou foral)1362 Região Alentejo Sub-região Alentejo Litoral Distrito Setúbal Antiga província Baixo Alentejo Feriado municipal 24 de Novembro Código postal 7520-___ Sines Endereço dos
Paços do Concelho{{{url_cm}}} Sítio oficial {{{url_oficial}}} Endereço de
correio electrónico{{{url_email}}} Municípios de Portugal Sines é uma cidade portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e subregião do Alentejo Litoral, com cerca de 12 500 habitantes.
É sede de um município com 202,7 km² de área e 13 674 habitantes [1], subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte e leste pelo município de Santiago do Cacém, a sul por Odemira e a oeste tem litoral no oceano Atlântico. O litoral do município, para sul de São Torpes, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejanoe Costa Vicentina.
População do concelho de Sines (1801 – 2004) 17662632[1]7666886612075123471357713613[1] Integrado em Santiago do Cacém As freguesias de Sines são as seguintes:
Índice
[editar] História
[editar] Economia
No concelho predominam as actividades ligadas aos sectores secundário e terciário, seguidos pelo primário. Sines é um centro industrial, o que se traduz pela localização, neste concelho, de uma refinaria de petróleo, indústrias da petroquímica, de construção de polímeros, de metalomecânica e de produção de vagões, facto promovido pela proximidade do porto comercial, cuja importância tem vindo a crescer desde o início do novo milénio. A pesca, o turismo e os serviços são as restantes actividades com relevância no concelho.
[editar] Figuras com Destaque Nacional
- Vasco da Gama - Um dos maiores navegadores da história do mundo. Sines, a terra onde nasceu, foi o galardão para as proezas marítimas que mais desejou até ao fim da vida.
- João Daniel de Sines - O herói novecentista de Sines é um combatente liberal que se torna médico popular. Destaca-se nas lutas contra o miguelismo e no combate às epidemias de cólera e febre amarela.
- Cláudia de Campos - Escritora considerada como a irmã Brontë portuguesa", numa Sines real e ficcional de paixões e vendavais.
- Emmerico Nunes - Um dos pioneiros da banda desenhada e desenho humorístico em Portugal teve em Sines o refúgio da sua vida adulta.
- Arlete Argente Guerreiro - Poetisa e contista sineense da primeira metade do século XX nunca abandonou o tom humorado e idealista.
- João Martins - Estrela do Sporting Clube de Portugal e da selecção nacional de futebol nos anos 50, foi considerado o "sexto violino". É o mais destacado atleta nascido em Sines.
- Al Berto - Um dos autores mais influentes da poesia portuguesa da segunda metade do século XX, viveu em Sines durante grande parte da sua vida.
- Ricardo Pereira - Jogador de Hóquei em Patins.
- Vicente Alves do Ó - Argumentista, autor de "Facas e Anjos", "Monsanto" e "Kiss Me"
[editar] Património Histórico
[editar] Militar
[editar] Religioso
- Ermida de Nossa Senhora das Salas
- Igreja Matriz de São Salvador
- Igreja do Espírito Santo ou da Misericórdia
- Ermida de São Bartolomeu
- Ermida de São Sebastião
- Igreja de Nossa Senhora da Soledade
[editar] Estátuas
[editar] Outros
[editar] Equipamentos Públicos
- Centro de Artes de Sines
- Centro Cultural Emmerico Nunes
- Museu de Sines
- Salão do Povo
- Salão da Música
- Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sines
- Salão Nobre dos Paços do Concelho
- Jardim das Descobertas
- Jardim da Praça da República
- Jardim Público de Porto Covo
- Alameda da Paz
[editar] Principais eventos
- Carnaval de Sines - http://www.carnavaldesines.web.pt
- Festival Músicas do Mundo - http://www.fmm.com.pt
[editar] Desportivos
- Parque Desportivo Municipal com Campos de Ténis, Pista de Radiomodelismo e Pista de Corridas em Patins
- Estádio Municipal
- Clube Náutico de Sines
- Porto de Recreio
- Pavilhão dos Desportos
- Campo de Tiro
- Piscinas Municipais
[editar] Ligações externas
[editar] Referências
- ↑ 1,0 1,1 Instituto Nacional de Estatística dados de 2006.