O André chegou a Franca no inicio do ano 2008 vindo de Estremoz no Alentejo onde o trabalho começava a escassear, arranjou trabalho como motorista numa empresa de transportes na cidade de Argenteuil onde conseguia ganhar um salário correto comparado ao que conseguia na região de Estremoz de onde vivia com a esposa ..
Tinha trinta e três anos era casado e tinha um filho que deve de ter perto dos seis anos, passados alguns meses arranjou uma casa com melhores condições e mandou vir a sua esposa que nessa altura tinha emprego num grande hipermercado de Estremoz, mas como a separação da família era difícil a suportar e as condições em Franca eram melhores a esposa aceitou emigrar também.
"Vera" esta na casa dos trinta anos e estudou em Portugal até ao décimo segundo ano, mas aqui na região de Paris o melhor emprego que pode arranjar foi trabalhar nos cafés Portugueses, e foi num desses cafés que um dia a encontrei e como ela falava perfeitamente o Português e tinha uma certa cultura e tinha uma cara "laroca" ideal para passar na TV.
Fiz-lhe uma proposta que era de fazer dela uma apresentadora de pequenas emissões que o canal 1portugal.com difunde na Internet , a ideia interessou a" Vera " e ela aceitou vir aos nossos estúdios gravar uma pequena entrevista e falar sobre a emissão que eu queria que ela apresentasse.
Nesse dia a noite veio a" Vera" o seu marido e o seu filhote e gravamos uma pequena conversa sobre a sua situação de emigrante, foi gravado no inicio de dezembro 2008 e ficou combinado que ela ia telefonar para avançar no projeto, mas afinal nunca mais telefonou e o projeto com ela morreu .
Voltei a encontra-la a trabalhar em vários cafés e perguntei-lhe o porque, e ela disse que não tinha tempo e eu compreendi que o seu marido também não estaria de acordo, o que era perfeitamente compreensível.
Ficamos por ai e cada qual seguiu o seu caminho, mas no outro dia contaram-me que um Jovem Português se tinha suicidado por enforcamento em sua casa e ao tentar saber o que realmente aconteceu venho a aperceber-me que o rapaz que se enforcou não e outro que o marido da Vera .
Segundo os vários boatos que circulam e como cada qual conta ou inventa uma versão, o André seria bastante ciumento e como o pessoal dos cafés nem sempre são os tipos mais educados do mundo, parece que o André sofria com a forma como os clientes olhavam para a sua esposa, as coisas foram se degradando ate que a Vera abandonou o domicilio do casal com o seu filho.
"André" enviou varias mensagens a" Vera" para avisar que se ela não voltasse a casa que se matava, e uma das mensagens tinha uma foto do André com a corda ao pescoço, no domingo (26-02-12) o "André" foi encontrado morto por enforcamento na casa onde vivia com a família, outros boatos correm em como o André teria problemas de toxicodependência, e teria tido uma infância bastante difícil, isto são boatos de café e a cada um de encontrar a sua verdade no meio de tanto "boato"
Falei com o patrão do André que se deslocou a Portugal para assistir ao funeral e ele não se conforma com esta tragédia, Augusto Caselas declarou que o André era um Homem responsável, educado e trabalhador e bastante apreciado pelos colegas de trabalho. Sempre que a empresa necessitou dos seus serviços a noite ou aos fins de semana ele sempre se mostrou disponivel, também os seus colegas de trabalho não se conformam com este gesto.
Desejamos sorte e coragem a Vera para enfrentar este difícil momento e se precisar dos nossos serviços basta entrar em contacto connosco pelo email : magtuga@gmail.com ou deixando mensagem no faceboock
Aqui fica o Vídeo que gravamos com a Vera no inicio de Dezembro 2008
Commentaires
Boa noite ou bom dia, ao ler , o que li, devêmos chegar a uma conclusão que o "diabo tece-as"! Neste mundo onde tudo ou quase tudo é permitido, na Era da internet, é pena, é triste que o "pobre", e honesto marido, tenha feito o que fez, que deve ser perdoado pelas familias e amigos.
As supostas causas, que levaram o marido e pai a fazer o que fez, talvez tivesse havido ciumes, e se calhar, "gabarolas" que diriam coisas, que não deviam dizer! Pode ser que um dia se saiba a verdadeira causa. No entanto, nestes tempos, cair no luxo, ou num ato "libertin" e no que pode ir com ele, não é impossivel, infelizmente!... Basta ler-se os quotidianos daqui e do pais onde nascêmos! Coragem às familias e amigos!