Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Cronica de Opinião de Mario Gonçalves

Portugal sempre desempenhou um papel muito importante na Europa e em África, descobriu novos mundos, ensinou-lhes a nossa cultura e apresentou os novos mundos ao mundo, divulgou a nossa culinária, nomeadamente os grelos com bacalhau, prato que adoro, não fosse eu português.

O seu povo, povo laborioso e empreendedor, nunca se acomodou às dificuldades da vida quer económicas quer culturais e, também em desacordo com a guerra colonial, partiu em busca de uma vida melhor , ao fazê-lo, melhorou não só a sua a vida como a vida dos que ficaram na sua terra natal.

Na década de 60 deu-se o êxodo dos portugueses para França, Alemanha e Brasil, entre outros Estados, por toda a Europa foram se integrando socialmente com maior ou menor dificuldade, hoje, formam bonitas comunidades que lhes permitem reviver, recriar, as suas origens ancestrais.

Fui pela 1ª vez a Paris em 1982 e constatei a forma como alguns portugueses viviam, confesso que nalguns casos fiquei triste , hoje quando vou a Paris sinto uma alegria enorme porque todos vivem bem, os seus filhos, perfeitamente adaptados e integrados na sociedade francesa, ocupam cargos de chefia dentro do Estado Francês e de empresas importantes na economia francesa, como por exemplo Air France e Peugeot.

No seu dia a dia fazem as suas opções de vida e nunca esquecem as férias no mês de Agosto, na sua terra natal Sinto orgulho em ser Português.

Mário Gonçalves

Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.