Portugal sempre desempenhou um papel muito importante na Europa e em África, descobriu novos mundos, ensinou-lhes a nossa cultura e apresentou os novos mundos ao mundo, divulgou a nossa culinária, nomeadamente os grelos com bacalhau, prato que adoro, não fosse eu português.
O seu povo, povo laborioso e empreendedor, nunca se acomodou às dificuldades da vida quer económicas quer culturais e, também em desacordo com a guerra colonial, partiu em busca de uma vida melhor , ao fazê-lo, melhorou não só a sua a vida como a vida dos que ficaram na sua terra natal.
Na década de 60 deu-se o êxodo dos portugueses para França, Alemanha e Brasil, entre outros Estados, por toda a Europa foram se integrando socialmente com maior ou menor dificuldade, hoje, formam bonitas comunidades que lhes permitem reviver, recriar, as suas origens ancestrais.
Fui pela 1ª vez a Paris em 1982 e constatei a forma como alguns portugueses viviam, confesso que nalguns casos fiquei triste , hoje quando vou a Paris sinto uma alegria enorme porque todos vivem bem, os seus filhos, perfeitamente adaptados e integrados na sociedade francesa, ocupam cargos de chefia dentro do Estado Francês e de empresas importantes na economia francesa, como por exemplo Air France e Peugeot.
No seu dia a dia fazem as suas opções de vida e nunca esquecem as férias no mês de Agosto, na sua terra natal Sinto orgulho em ser Português.
Mário Gonçalves