Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Portugal, um país realmente rico!


Um Americano de passagem à Portugal abordou-me ao terraço de um café. Discussão básica à primeira abordagem, que se transformou seguidamente em comparação entre Portugal e os EUA.

Aquilo fazia bem três semanas que examinava Portugal de longo largo por razões antes profissionais, e à parte cerca de matizes culturais, tinha a impressão que conhecia o país praticamente  como eu.

 

Qual suprise!

“Portugal é um país pobre comparado aos Estados Unidos”, disse ao rodeio de uma frase.

Qual ideia absurda contudo, que de lançar assim uma afirmação que de resto me parecia evidente.

O Americano lançou-se com efeito num monólogo sem fim, que podia dificilmente interromper, tanto as evidências dos seus comentários aparecia justo.

 

- Como podem dizer que Portugal é um país pobre em relação aos EUA, diz, enquanto que os portugueses chegam-vos pagar um litro de gasolina 3 vezes o preço ao qual pagamos-o aos EUA?

- Paga a eletricidade 80% mais que nós aos EUA. É luxo. Nós, não se poderia seguir!

- O telefone, e as despesas das comunicações em geral, são capazes de pagar-o 2 vezes mais caro que nós. Não sei de resto como faz para pagar tal preço.

- Da mesma maneira que nos países da Europa, à Portugal paga comissões para serviços bancários e mapas bancários, 3 vezes superiores à as que pagamos aos nossos bancos. Comparei todo o dinheiro que deixa aos bancos para serviços diversos… Incrível. São realmente ricos!

- Como chegam a pagar um automóvel 20 mil Euros, enquanto que nós, pagamos o mesmo automóvel apenas 12 mil? Tem os meios!

- No Estado de Nova Iorque por exemplo, o IVA é apenas de 2% ao qual é necessário adicionar 4% de imposto federal. Ou seja um IVA de 6% no total. Nada a ver com Portugal onde oferece-vos o luxo que pague qualquer que consome há um IVA que vai até a 20%! Encontramos aquilo que confunde. Qualquer esta abundância de dinheiro que possuem os portugueses faz-nos sonhar.

- Não contentes de pagar estas taxas astronómicas ao diário, chega além disso a pagar impostos locais cada ano! Coisa que não nos seria mesmo possível imaginar.

- Para além de todos os aspetos, chega além disso a pagar impostos “de luxo”, sobre os produtos tal a gasolina, o gás, os vinhos, as cervejas, o tabaco, etc.… Estes impostos atingem às vezes 300% do valor inicial do produto. Nós, ao EUA, não se poderia seguir o vosso ritmo endiabrado. Tem-se o mal a crer que na Europa havia. Deseja-os-se realmente.

- À Portugal, vossos cerca de bancos que fizeram falência para má gestão, magouilles e corrupção provada, não somente recupera-o, mas oferece-vos além disso o luxo que desencalhe-o com os vossos dinheiros. Nós, não haveria. Aquilo parece-nos inimaginável. A vossa largueza de espírito, a vossa indolência e a vossa capacidade de financiamento parecem-nos irreais.

- As vossas empresas pagam ao Estado adiantamentos de imposto e taxas sobre faturas que ainda não têm sido encaixadas! , Aquilo ser-nos -ia impossíveis. Único um país onde as empresas têm um nível de tesouraria fabuloso e banham no ouro pode permitir-se este luxo.

- À Portugal e a Europa, pode permitir-vos aceitar que os vossos líderes catapultam-se os seus salários do dia ao dia seguinte. São ricos, por conseguinte aceita aquilo com indolência. Quem mais é, saber que aceita muito frequentemente mesmo que o dinheiro público, por conseguinte o vosso dinheiro, seja desviado por políticos com bicho. Piores, não reage, esquece muito rapidamente, e cerca de anos atrasado revotez para o mesma. Um consagrou força de espírito e as capacidades financeiras que confundem para poder permitir-vos tal luxo!

Com efeito, lança o vosso dinheiro pelas janelas com uma descontração que excede-nos. Mas tendo em conta a vossa riqueza, aquilo compreende-se sem dúvida.

- São tanto ricos à Portugal, que o Estado paga as suas empresas que subcontratam apenas à extremidade de 6 meses, 1 ano, quando não é dois. Nós ao EUA, as empresas rebentariam!

- É nós o rico aos EUA? Vê claramente único não.

- Nós ao EUA, é assim pobre em relação a vocês, que o Estado não nos fatura de impostos diretos sobre o rendimento se ganhar-se menos de 3 mil dólares mensais por pessoa. Vocês, mal ganha um pequeno salário mínimo, precipita-se para pagar impostos! Deve de ter consagrado de reservas de dinheiro em contas blindadas!

- São assim ricos à Portugal que vai até a pagar taxas sobre a água, o gás e a eletricidade que consome. Crê-se sonhar.

- Permite-vos enviar as vossas crianças em escolas privadas. Nós aos EUA, os estabelecimentos públicos fornecem aos alunos todos os livros dos quais têm necessidade, tanto nós são pobres aos EUA.

- Então, revêem o vosso julgamento. É completamente falso. Portugal é um país extremamente rico comparado aos Estados Unidos. E os portugueses são de verdades nababs que podem permitir-se gastar tanto dinheiro erradamente e através, coisa que não poderíamos.

Os portugueses têm um nível de vida que nos faz sonhar….

 

E aí está.

Enganava-me por conseguinte sobre toda a linha. Estas evidências lançadas em desordem por este americano, são-me repercussões sobre a cabeça em cerca de minutos. É necessário com efeito que revejo rapidamente o meu julgamento inicial.

Portugal é certamente um país realmente muito rico! : -)

 

Portugalmania

Lien permanent Catégories : z - Recadinhos - 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.