Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Sarlat já tem um restaurante Português

sandrine ribeiro.jpg“Sempre me questionei sobre o  porque não haver um  restaurante português à Sarlat. ” O Sarladaise de origem portuguesa Sandrine Ribeiro Pereira vem paliar esta falta abrindo ao início do verão o restaurante O Lusitano, na avenida Aristide-Briand.

É verdadeiro que a comunidade portuguesa é muito forte Sarladais. Avança-se o número de 10% da população de Sarlat, ou seja 1.000 pessoas que seriam de origem portuguesa. Em Périgord preto, este número passaria à 3.500. E não um gargote do país até à este dia! “Enquanto que a metade dos restaurantes de Sarlat são tida por Portugueses”, diverte-se apontar.

O Sarladais e Terrassonnais conheceu forte uma vaga de imigração portuguesa nos anos 1960 e 1970. À época, fugiam uma ditadura e tentavam a sua possibilidade na França para encontrar do trabalho.

Tomar riscos

Muito trabalhou na construção, à restauração da cidade. Se hoje muitas empresas da construção são patrões Portugueses, as gerações seguintes estao todos os setores económicos, e, é uma realidade, uma boa parte na restauração, uma dos cestos económicos da cidade estes últimos anos.

Se estes antes gira-se-rem para o pato e as maçãs sarladaises, Sandrine Ribeiro Pereira pensa que tem um mapa a abater sobre a mesa com uma cozinha do país lusitanien.

Em contra-partida, não conta atrair os turistas com os seus sabores portugueses.

“Os turistas entram, vêem em que não há pato e vai-se. Sempre disse-me-se que era necessário tomar riscos. Pedi-me se os Portugueses fossem vir e se o Sarladais fossem vir também. ” Veredicto após quatro meses de abertura? “Trabalho mais com o Sarladais. Os Portugueses, e conhece-o-se todos, ainda todos não vieram. Vêm mais o meio-dia com a fórmula trabalhador. ”

Não brandade

Sandrine esta satisfeita dos seus primeiros meses de abertura e uma clientela faz-lhe particularmente prazer. “Há um grupo de jovens Portugueses de Sarlat de uma vintena de anos que vem uma vez por mês, o Domingo, com as suas amigas. ”

“Em contrapartida, não faço brandade que permanece um prato francês”, previno. E sobre o mapa, não nomes que zumbem de pratos portugueses, mas petiscos com ingredientes star do país: declinação de bacalhau, carnes de boi, de porco, de frango…

“O Lusitano”, 7, avenue Aristide-Briand, 05 53 59 63 69. Fórmula operária o meio-dia de 9,80 à 12 euros, seguidamente planos ao mapa de 7 à 13,50?.

Jornal sudouest

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.