Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

Situada na encosta do monte da Nó, numa aprazível clareira que a sombra dos pinhais circunda, a igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, na freguesia de S. Tomé da Correlhã, junto de Ponte de Lima, é um santuário de romaria cujo exterior banal e arcaizante de maneira alguma denuncia a espectacular máquina escultórica erguida na sua capela-mor.

Executadas numa oficina do Minho, as imagens d' A Morte da Virgem constituem um dos mais extraordinários conjuntos escultóricos do nosso país. Destacam-se, sobretudo, algumas das peças do Apostolado - de um profundo, livre e admirável sentido expressionista, a acusar uma espontânea adesão ao espírito do barroco. Poderão estas imagens, esculpidas por um artista anónimo de raiz popular, exibir teóricos erros de desenho ou de construção, ou certa dureza e rigidez na moderação dos volumes. A força interior que anima cada figura, explicitada, num sopro dinâmico e emotivo, através dos gestos, dos rostos, das vestes, dá porém ao Apostolado uma feição verdadeiramente viva e empolgante. Para se obter, aliás, uma mais perfeita montagem cénica, as imagens dos Apóstolos não têm todas nem o mesmo tamanho, nem as mesmas posições. As duas esculturas das pontas do semi-círculo, S. João e S. Pedro, representaram-se ajoelhadas e foram colocadas sobre plintos baixos; as esculturas restantes, figuradas de pé e quase sempre de tamanho superior ao natural, acham-se, de cada lado, sobre plintos progressivamente mais altos, que atingem as máximas dimensões nos exemplares de fundo da tribuna.»

Saber mais - Junta da Correlhã

Lien permanent Catégories : - Ponte de Lima 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.