Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Pagãos ibéricos celebram o Solstício do Verão - Tambores - aldeia de Chãs

FESTIVAL DO SOLSTÍCIO,  DIA 21, EM CHÃS, CONCELHO DE FOZ CÔA, NUMA  MARATONA DE SÁBADO À TARDE, PÔR-DO-SOL E NOITE

 

dia mais longo do ano para o Hemisfério Norte, vai ser festejado,  com música celta, louvores e rituais às forças da natureza, por pagãos de Portugal, Brasil e de outros pontos da Europa, junto a um observatório astronómico pré-histórico situado nos Tambores, em Chãs

 

Sábado, a partir do meio da tarde, com a participação da Associação Cultural Pagã, os Grupos de Gaiteiras (Las Trailarailas) e os Pauliteiros, de Miranda do Douro. E à noite, no adro da igreja, com um arraial popular,  febras  e sardinha assada, animado pelo grupo de  concertinas de Souropires, do concelho de Pinhel.

 

São conhecidos  por alinhamentos sagrados ou observatórios pré-históricos. Datam do tempo em que os homens não dispunham dos actuais calendários. Mas serviam-se de enormes pedras para marcarem a entrada das estações. Nos Tambores, em Chãs, de Foz Côa, existem dois desses templos

Sabádo, dia 21,  vai ser ali festejada a entrada do Verão..

 

 

                    CONVITE

Temos o  prazer de convidar V. Exa. e outras pessoas que a queiram acompanhar

a participar no Festival do Solstício do Verão,  a decorrer, nos dias 20 e 21 de junho,

no lugar dos Tambores  -  a Rota dos Templos do Sol -  arredores de Chãs,

do concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Contamos com a sua Presença

 

A Comissão das Festas nos Templos Pré-históricos dos Tambores, em Chãs,  vai organizar, uma vez mais, a celebração do Solstício do Verão, que este ano decorre nos dias 20 e 21 de Junho, sendo o ponto alto dos festejos,  dia 21, Sábado a partir do meio da tarde, com a participação da Associação Cultural Pagã e os Grupos de Gaiteiras (Las Trailarailas) e Pauliteiros de Duas Igrejas,  Miranda do Douro. Após o que haverá um arraial popular com febras e sardinha assada, animado por concertinas, no adro da igreja ( mais informação em anexo)

 

 

No dia 20, está prevista uma romagem à “Pedra Fernando Assis Pacheco”, com a deposição de uma coroa de flores, onde o jornalista e poeta, saudou os deuses ancestrais locais, um mês antes da sua morte, na sequência de uma visita de trabalho, que efectuara às gravuras do Côa, enviado pela Revista Visão

 

 

 

 

Neste bloque ainda não temos lá as imagens e a informação  que desejamos lá colocar, pois é recente - está em construção - no entanto, já complementa um pouco a que enviamos  http://ostemplosdosol.blogspot.com/ )

  Blogue de onde a informação deste evento passou a ser disponibilizada. http://abrancoalmeida.wordpress.com/causas/ambiente/solsticio-de-verao/
 
Imagens do equinócio da Primavera - http://www.youtube.com/watch?v=gwHoigf4etc
 
Lien permanent Catégories : Fr - Arquivo festas 2008 2 commentaires

Commentaires

  • Em meu nome pessoal e da Comissão de Festas nos Templos Pré-Históricos dos Tambores, agradecemos a gentileza de terem divulgado através do vosso site o programa e algumas das imagens, relativas ao evento.
    É um louvável gesto que muito nos sensibiliza. Até porque este vosso espaço está muito bem organizado, e é um excelente meio de falar das nossas terras e das nossas gentes. Vou ser um vosso visitante atento.
    Obrigado amigos por tão precioso apoio.
    Jorge Trabulo Marques

  • Obrigado Jorge.
    Ja sabe este espaço também e vosso .... Se quiserem gravar uma cassete da vossa festa em formato numerico ( mini dv ) Nos faremos a montagem e a divulgacao ... Basta enviar a cassete pelo correio para :

    www.1portugal.com - De OLiveira Amandio
    120 Route de Fourqueux
    78100 - Saint Germain en Laye
    France

Les commentaires sont fermés.