Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

RE: Agenda Cultura | Abril '08

Orfeão da Feira

O Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira apresenta um vasto número de iniciativas para o mês de Abril. Médico à Força, de Molière [Teatro]
Data: 5 de Abril ’08 | 21.30
Local: C.C.R. Orfeão da Feira
Destinatário: Público em geral [entrada livre]
Companhia: Oficina de Teatro de Espinho
Org: C.C.R.O.F.
Info: 256 363 430 |
orfeaodafeira@gmail.com

Sinopse

Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido por Molière, nasceu, em Paris, em 1622. Filho de um burguês rico, não conseguiu seguir as pisadas do pai.

Tornou-se actor ambulante, representando ao ar livre, nas feiras, praças das cidades. Ensaiavam nas estradas.

A profissão de actor, então era muito mal vista. Luís XIV proibiu qualificá-la de infamante.

Cedo escreve comédias, onde demonstra todo o seu talento. Nelas pinta, de forma fiel, o povo francês: o grande senhor, o funcionário, o burguês, o camponês.

Em 1658, regressa a Paris.  As suas comédias eram um êxito.

O próprio Luís XIV assistiu a peças e riu desenfreadamente. Atribuiu-lhe um teatro e concedeu-lhe uma pensão anual.

A obra de Molière goza de admiração universal.

Este grande dramaturgo e comediante faz-nos rir constantemente. Mostra a sua grande sensibilidade em cada cena e revela um homem sonhador, ávido de afecto e, ao mesmo tempo, corajoso.

As suas caricaturas são humaníssimas. O seu humor, são e fresco, está nos limites da comédia. À comicidade das palavras, dos gestos e situações sobrepõem-se os contrastes, as interrupções bruscas.

Escreveu muitas comédias, ainda hoje, representadas em todo o mundo: “As Preciosas Ridículas”, “Escola de Mulheres”, “Don Juan”, “Misantropo”, “Avarento”, “Tartufo”, “Médico à Força” e muitas outras.

A comédia “Médico à Força” é uma sátira aos charlatães de comprida capa de médico, barrete e lunetas de aros. Ridiculariza ainda o uso de termos latinos incompreensíveis e o uso da sangria e do clister, como os grandes remédios da época. Goza com a ignorância das pessoas importantes e assinala costumes do homem comum. Reflecte sobre grandes paixões da humanidade como a vingança, o amor, lealdade, dinheiro.

Molière costumava interpretar o papel principal das suas comédias e o mesmo aconteceu com esta em que o personagem principal é Esganarelo, aparecendo o mesmo personagem em mais 6 comédias.

Morreu aos 51 anos, pouco depois de ter interpretado “O Doente Imaginário”, sua última comédia.

Recital de Guitarra pelos alunos da Oficina d'Artes | Paulo Pinho, Cátia Cruz [Música]
Data: 11 Abril '08 | 19.30
Local: C.C.R. Orfeão da Feira
Destinatário: Público em geral [entrada livre]
Org: C.C.R.O.F.
Info: 256 363 430 |
orfeaodafeira@gmail.com

II Café com Jazz | Trio Real Book e Arnaldo Fonseca

[Música Jazz]
Data: 26 de Abril '08 | 22.00
Local: C.C.R. Orfeão da Feira
Destinatário: Público em geral [entrada livre]
Org: C.C.R.O.F.
Info: 256 363 430 |
orfeaodafeira@gmail.com

O Trio Real Book é um projecto que vem tomando forma desde 2004 até que em 2006 estabiliza na formação actual. O trio funciona por si só em diversas ocasiões mas frequentemente se vê acompanhando de excelentes solistas. O som do grupo vai-se adaptando às intenções de cada solista convidado de modo a que os resultados finais sejam completamente surpreendentes.

O Orfeão da Feira tem o prazer de receber o Trio Real Book com o solista convidado Arnaldo Fonseca [acordeonista], considerado por muitos o Richard Galliano português.

Desde os standards do Jazz ao Jazz Cigano serão apresentados temas por uma formação pouco habitual em mais uma noite de Jazz memorável no Salão Nobre do Orfeão da Feira.

Parcerias mais frequentes do Trio Real Book:

Real Book Jazz Trio + Fatucha Leite; Real Book Jazz Trio + Melissa Oliveira; Projectos relacionados: Index Azul (Rui Azul e Alex Rodriguez + Real Book Jazz Trio)

CENTRO DE CULTURA E RECREIO DO ORFEÃO DA FEIRA

97 ANOS AO SERVIÇO DA CULTURA E DAS GENTES FEIRENSES

Centro de Cultura e Recreio do Orfeão da Feira

Rua Condes de Fijó, apartado 74

4524-909 Santa Maria da Feira

Tel: 256 363 430 - Fax: 256 374 617 - Tlmv: 918 616 400

e-mail: orfeaodafeira@gmail.com

Lien permanent Catégories : x - Anuncios Gratis 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.