Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Consulados: Posto de Versalhes fecha a 15 de Fevereiro

O consulado de Portugal em Versalhes, França, encerra no dia 15 de Fevereiro, estando o governo a assegurar uma transição «tranquila e sem sobressaltos» dos seus serviços para o posto de Paris, foi hoje anunciado.

O mesmo está a suceder no consulado de Nogent-Sur-Marne, que deve encerrar as portas a 14 de Março, disse hoje à Agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga.

«De acordo com o que sempre afirmei, informo que estamos a fazer a transferência dos serviços para Paris, assegurando que uma transição tranquila e sem sobressaltos», disse António Braga à Lusa em contacto telefónico.

Segundo o titular da pasta da Emigração, a partir de 15 de Fevereiro, os serviços de Versalhes «estarão totalmente transferidos» para Paris e os de Nogent-Sur-Marne «a partir de 14 de Março».

Versalhes e Nogent-Sur-Marne são duas localidades situadas na Área Metropolitana de Paris.

No passado dia 18 encerraram os consulados de Portugal em Tours e Orleans, que vão ser substituídos por consulados honorários com poderes para praticar actos consulares, embora se desconheça quais os documentos que vão poder emitir.

António Braga já fez saber que os cônsules honorários para aquela cidade já estão escolhidos, faltando apenas a aceitação do Estado francês.

A reforma consular, aprovada em Março em Conselho de Ministros e publicada em Diário da República em Maio, gerou grande contestação, principalmente em França, onde os emigrantes promoveram várias manifestações de rua.

Ainda em França vão ainda sofrer alterações os consulados de Lille e Toulouse, que vão ser transformados em vice-consulados.

A diferença entre um vice-consulado e um consulado é que o primeiro não é chefiado por um diplomata.

Mais de um milhão de portugueses e luso-descendentes vivem actualmente em França.

Diário Digital / Lusa

Lien permanent Catégories : Fr - Noticias de França 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.