O Rally Dakar 2009 será realizado na América do Sul, após o evento deste ano ter sido cancelado devido a preocupações com a segurança na África, afirmaram os organizadores na segunda-feira.
O evento para carros, caminhões e motos acontecerá na Argentina e no Chile, de 3 a 18 de janeiro, declarou um porta-voz da Amaury Sport Organisation (ASO). Os organizadores não disseram se o nome da prova será mudado.
O novo evento terá sua largada em Buenos Aires, no dia 3 de janeiro, e depois de 9 mil quilômetros, vai retornar à capital argentina em 18 de janeiro. 6 mil quilômetros serão cronometrados. "Haverá areia, porque isso é típico do Dakar, mas também teremos novos terrenos nos quais o rally nunca esteve antes", disse o diretor do rally, Etienne Lavigne.
O Rally Dakar, originalmente conhecido como Paris-Dakar, sempre foi realizado inteiramente ou em sua maioria na África durante seus 30 anos de história. A prova foi canceleda pela primeira vez no mês passado devido a preocupações com a segurança na Mauritânia, onde quatro turistas franceses foram mortos por supostos rebeldes da Al Qaeda em dezembro. Os organizadores foram alertados sobre um "risco terrorista" na Mauritânia pelo governo francês.