Dos cento e dez mortos até agora, quinze anos de procedura, sete pessoas retornadas, Sexta-feira, na frente de um tribunal pelo juiz d'instruction Marie- Odile Bertella-Geoffroy: e o balanço, em três números, do escândalo de l'hormone de crescimento. L'épilogue judicial deveria realizar-se no fim l'année de 2007.
Este inquérito, aberto em 1991, destacou a descoberta de lotes d'hormones de crescimento retirados de cadáveres e contaminados pela doença de Creutzfeldt- Jakob (DCJ). Estas hormonas eram destinadas nomeadamente à crianças e adolescentes que sofrem de nanismo.
Entre 1983 e 1985, cerca de 2.000 foram tratados por estas hormonas, e 110 morreram. A recolha das hormonas era realizada por l'association a França Hypophyse, da qual l'ex-responsable, Jean- Claude Trabalho, retornada na frente do tribunal.
Fernand Dray, ex responsável de um laboratório de l'Institut Pasteur, onde era fabricado l'hormone, estará também ao tribunal.
Da mesma maneira que dois antigos responsáveis da farmácia central dos Hospitais de Paris, e os quadros do ministério da Saúde.
Todos são retornados para "homicídio involuntário" e "engano agravado". Porque a partir de 1980, o professor Luc Montagnier tinha alertado, numa carta dirigida Fernand Dray, sobre os riscos de contaminação infecciosa ligada à l'utilisacao de l'hormone de origem humana.
Ora l'enquête mostrou que o seu fabrico e a sua divulgação continuaram ate Maio de 1985.