Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Para quem le os jornais locais nao escapou a esta noticia

josé Lima termina viagem em cadeira de rodas
"Um grito rebelde e de sede de justiça". É assim que o paraplégico José Lima resume a viagem de vinte dias que fez em cadeira de rodas.

"Um grito rebelde e de sede de justiça". É assim que o paraplégico José Lima resume a viagem de vinte dias que fez desde Viana do Castelo até Faro, onde chegou hoje, dia 21 de Agosto, em cadeira de rodas.

José Lima passou e pernoitou em Pombal no passado dia 7 de Agosto.

Depois de ter percorrido 800 quilómetros numa cadeira adaptada com pedais e uma espécie de caixa de velocidades, José Lima vestia à chegada a Faro uma camisola amarela, símbolo da sua "vitória". 

Pelo caminho, encontrou um apoio "inesperado", sentiu a solidariedade dos portugueses "a cada curva", o que o fez emocionar-se, mas, diz, gostava que essa sensibilidade estivesse também presente nos que ditam os destinos do país. "Espero que essa sensibilidade esteja também nas esferas superiores, nas pessoas que nos governam", lançou, perante as dezenas de pessoas que o esperavam à porta do Governo Civil, onde estavam várias entidades oficiais.

Com 52 anos e paraplégico desde 1997, depois de esmagado por um elevador que estava a reparar no Ministério das Finanças de Angola, José Lima, licenciado em Electrónica Industrial, quis sobretudo com esta acção combater a injustiça de que diz ser alvo.

"Eu sinto que não tenho justiça em Portugal, os meus direitos são violados todos os dias", denuncia, frisando que além da barreira das acessibilidades há ainda a do emprego, difícil de ultrapassar para quem se move em cadeira de rodas.

Desempregado há três anos, José Lima queixa-se que todas as portas se lhe fecham automaticamente quando se apresenta em qualquer empresa em cadeira de rodas. "Eu sobrevivo, não vivo", lamenta, reafirmando que os governantes em Portugal "perderam algo pelo caminho", pois nem sempre têm a sensibilidade necessária para lidar com as questões da deficiência.

A secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, também em Faro para receber José Lima, reconheceu que é preciso proceder a uma mudança de mentalidades e considerou que a viagem do paraplégico foi fundamental para chamar a atenção sobre a temática.

"A sociedade está pouco disponível para coabitar com a diferença", assumiu, realçando a importância da legislação que concede aos grupos de cidadão o poder de denunciar o incumprimento das regras de acessibilidade. Com um gosto especial pela escrita, José Lima já pensa em contar em livro a sua odisseia pelo país, que, diz, era para ser uma viagem solitária, mas acabou por ser repleta de surpresas e contactos.

"Queria descansar e não tinha tempo", gracejou, afirmando que não trocaria a viagem que fez "por nada" e que estes dias foram as suas verdadeiras férias.

No dia da recepção a José Lima, entrou também em funcionamento no Governo Civil de Faro uma nova plataforma elevatória destinada a transportar pessoas com mobilidade condicionada do rés-do-chão para o primeiro andar

Esta informação e do Noticias do Centro 

Mas todos os jornais de Pombal e região publicaram em titulo esta informação.

Estava eu na esplanada do café Nicola em pleno Cardal em Pombal quando vejo chegar os carros de reportagem da RTP acompanhado com duas motas da BT - Como em Pombal não se passa grande coisa toda a imprensa local ocorreu ao local para contar a historia louvável deste senhor - José Lima - Acho que merece a pena que falem da sua historia mas dai a fazerem todos o mesmo titulo na minha opinião e por facilidade acho que os jornais locais esperam que a informação lhe venha bater a porta e nunca o contrario como seria de esperar - Por isso enquanto os jornalistas destes jornais ficarem a espera nos escritórios deles - que a info venha ao interior da cidade para eles escreverem um papel acho que a coisa não pode avançar muita pá frente - Foi preciso as câmaras da RTP para que todos saltem sobre este assunto - Acho que dentro do concelho Pombal há muita gente com dificuldades e muitos corajosos que merecem a palavra e a divulgação sem que para isso seja necessário que os grandes medias nacionais passem em primeiro sobre o assunto - Basta ver que os jornais de Pombal tratam uma grande parte da informação a partir das infos que saem nos outros grandes medias !!!! Para verificar o que escrevo olhe para os videos !!!!

Lien permanent Catégories : - Pombal - Concelho 2 commentaires

Commentaires

  • Boas, sinto-me lezado, pelo o que é dito em relação a este video, em particular para com os jornalistas de Pombal e a forma como estes "esperam que a noticia venha à cidade, ou seja abordada pelos media nacionais". Acho isso uma tremenda falta de respeito pelos jornalistas da cidade, pois fique o senhor sabendo que esta passagem por Pombal com a presença da RTP, e também da SIC, foi previamente combinada semanas antes e teve influência dos jornalistas de Pombal, como foi o meu caso, daí ter havido esta paragem em Pombal...
    Mais, o outro paraplégico, chama-se Fernando, é de Pombal, e já foi alvo de uma reportagem por nós (Rádio Cardal) feita, aproveitada depois por outros orgãos de comunicação social nacionais. Curioso que nessa reportgem foi abordado, para além dos problemas clinicos deste pombalense, as enormes dificuldades financeiras para aquisição da actual cadeira de rodas que este usa no seu dia a dia, na referida reportegem deu-se inicio a uma campanha de solidariadade, muitos foram os que para ela contribuiram das mais variads formas... Da comunidade emigrante, que eu saiba, não existiu qualquer tipo manifestação, mas enfim, também não tinha que haver!
    Isto tudo para lhe dizer que tanto eu, jornalista na cidade de Pombal com a carteira profissional nº5523 de Portugal, tenho feito várias reportgens onde contribui para a denuncia de vários problemas de ordem social, dramas públicos, problemas e injustiças laborais, entre muitas outras noticias, dando um importante contributo para a resolução de alguns dos problemas por nós denunciados.
    Bom mas não querendo alongar-me mais, volto a sublinhar que esta é a critica fácil, o falar de côr sem se ter o mínimo conhecimento de causa, RESPEITO é o que eu vos peço, se faz favor, será que é pedir muito?

  • Sr. Mario se o respeito e calar a boca porque se nao e jornalista !
    Que e o meu caso nao estou de acordo .
    Quero deixar claro que mesmo que no filme se veja claramente os microfones da radio cardal - quando escrevi estava a referirme aos jornais de papel ..... mas nem e precizo dizer nada basta ver o atropamento de fotografos e jornalistas a volta do senhor Jose Lima.
    Quanto a radio cardal pelo pouco que conheco aprecio a simpatia e a facilidade com que dao a voz ao povo .
    Posso citar dezenas de informacoes que sairam nos jornais de Pombal so porque os grandes medias pegaram no assunto.
    Nao falo ao nome da comunidade emigrante so em meu nome .
    Quanto ao senhor se sentir lezado ... Mesmo se a critica nao era contra o seu trabalho - o senhor tem que aceitar que pode haver pessoas que nao gostem dele e o possam criticar - afinal a critica pode ajudar quando ela nao e simplesmente destrutiva.
    Bem haja para si e a Radio Cardal

Les commentaires sont fermés.