Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

RE: "Com Fafe ninguém fanfe" !

 

 

Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF)

109 boulevard Henri Barbusse     F-78800 HOUILLES     France     Telf. [+33] (0)8.77.54.03.32     Fax [+33] (0)1.39.13.94.41     info@fapf.org     www.fapf.org

 

Ministério da Educação : “Com Fafe ninguém fanfe” !

Comunicado 

 

Entre os dias 5 e 8 de Julho de 2007, realiza-se em Fafe, um Seminário Internacional subordinado ao tema “Memórias e Migrações” e no âmbito da criação de uma rede internacional de museus das migrações.

 

A Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF) é parceira do Museu da Emigração de Fafe, neste evento. Estarão presentes personalidades nacionais e estrangeiras, representando universidades, museus, institutos e outros organismos que se debruçam sobre a problemática das migrações.

 

Para permitir à nossa Federação de estar presente neste Seminário Internacional como parceiro institucional e representada nos diferentes trabalhos, com alto patrocínio da UNESCO, foi necessário solicitar autorização ao Ministério da Educação para que o nosso Presidente Nacional, Prof. José Maria da Silva, pudesse deslocar-se a Portugal, já que ele trabalha como professor destacado no estrangeiro”, explica Adé Caldeira.

 

Porém e com todo o cuidado administrativo que a Federação FAPF teve para com esta situação, nem a Federação nem o Presidente da mesma receberam qualquer resposta por parte do Ministério da Educação o que levou esta instuição federativa a apresentar desculpas por não-comparência à organização fafense local e mais particularmente ao município de Fafe com quem esta Federação tem as melhores relações.

 

Ainda que fosse negativa, devia ter havido uma resposta. Considero isto como uma falta de respeito e de sensibilidade para com a comunidade emigrante, e para com o trabalho que esta Federação e os seus dirigentes têm vindo a desenvolver em prol da emigração” afirma o Prof. José Maria da Silva que além de ser Presidente Nacional da Federação FAPF é tambem um eleito municipal na localidade de Morsang sur Orge e assume a presidência da Associação dos Eleitos Portugueses em França.

 

O Secretariado Nacional da Federação FAPF lamenta que “este procedimento do Ministério da Educação é inadmissível num Estado Democrático, já que não possibilita a participação cívica de dirigentes associativos pelo facto de serem funcionários públicos”.

 

A nossa Federação e o movimento associativo da emigração portuguesa em França exigem mais respeito pelo que devemos exigir ao Ministério da Educação um esclarecimento sobre o sucedido” acrescentam os Dirigentes Nacionais da Federação FAPF.

 

Para além de ser parceira do Museu da Emigração de Fafe, a Federação FAPF é tambem parceira institucional do seu congenére em Paris “Cité de la Mémoire et des Migrations”, projecto museológico criado por vontade de Jacques Chirac, ex-Presidente da Républica Francesa.

 

A Federação FAPF é um colectividade em França criada em 1990 e conta com dezenas de colectividades portuguesas filíadas. Tem por projecto federativo essencial a defesa do movimento associativo português em França e da comunidade portuguesa em geral com acções especificas à informação social, à mobilização da participação cívica, à divulgação da língua e cultura portuguesas. A FAPF tem, de igual modo, parcerias com outras Federações associativas nos países de acolhimento e conta com 6 eleitos no Conselho das Comunidades Portuguesas, associadamente com colectividades suas filíadas.

 

Como todos os anos e em Portugal, a Federação organizará pela 5ª vez a Convenção Cívica das Comunidades Portuguesas com personalidades ligadas à problemática da emigração portuguesa no Mundo. A edição 2007, terá lugar em Almancil (Loulé) e Faro do 10 ao 15 de Agosto.

Direcção da Informação e da Comunicação da Federação das Associações Portuguesas de França (FAPF)

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.