Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

RE: [COMUNIDADE EM MOVIMENTO] MENSAGEM DOS COLECTIVOS DE DEFESA DOS CONSULADOS DE...

 

 

-----Message d'origine-----
De : fonseca.antonio [mailto:fonseca.antonio@wanadoo.fr]
Envoyé : jeudi 31 mai 2007 19:08
À : "Undisclosed-Recipient:;"@orange.fr
Objet : [COMUNIDADE EM MOVIMENTO] MENSAGEM DOS COLECTIVOS DE DEFESA DOS CONSULADOS DE...

 

MENSAGEM A TODOS OS CIDADÃOS PORTUGUESES

 

Caros Compatriotas,

Entramos em período de comemoração do dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Infelizmente, este ano, para os portugueses e luso descentes em França, tal comemoração significará sobretudo muita incompreensão, tristeza e revolta.

O Governo de Portugal está decidido, sem motivos plausíveis e defraudando promessas feitas, a alienar património do Estado e a encerrar quatro Consulados em França: Nogent, Versalhes, Orléans e Tours. A consumar-se, tal facto, isso seria desastroso para todos os portugueses e para Portugal.

Sustentados por legítimos sentimentos de injustiça e de abandono, os portugueses e luso descendentes em França, apoiados por inúmeros responsáveis políticos franceses e portugueses, manifestaram com civismo e determinação contra o encerramento dos Consulados. No entanto, o Governo, por autismo político e também por capricho, permanece insensível e surdo aos nossos protestos e apelos ao diálogo.

É evidente que os portugueses e luso descendentes em França, precisam e merecem uma rede consular moderna e eficiente, capaz de responder às suas necessidades e à manutenção da sua ligação com Portugal. Também é evidente que o nosso País precisa dos Consulados a funcionar em pleno, como instrumentos do reforço das suas posições em França nos domínios político, económico e cultural.

É por isso que somos a favor de uma reestruturação consular! É também por isso que somos contra a actual liquidação consular que o Governo tenta impôr a todos os portugueses!

O Governo justifica o encerramento dos quatro consulados em França, por alegados motivos económicos. Pela nossa parte, consideramos que todos os cidadãos portugueses têm o direito de saber que, bem pelo contrário, esses Consulados são rentáveis e que até o seriam mais se a maioria das receitas oriundas dos emulamentos consulares não fosse desviada para o “saco azul” do FRI. Que de França, enviamos todos os dias para Portugal, mais de três milhões de euros. Que somos em simultâneo os primeiros e os maiores Embaixadores de Portugal, em todas as latitudes. E que, mesmo se estámos fora do nosso País, também somos cidadãos portugueses.

Por estas razões, às quais poderiamos acrescentar outras, consideramos que o Governo tem a estrita obrigação de nos dar todo o apoio possível e tratar-nos com a maior atenção. Ou seja, de nos escutar, respeitar, proteger, valorizar e dignificar!

É por isso que estamos determinados e que com o vosso apoio e a vossa mobilização, as acções contra o encerramento injustificado dos quatro postos consulares em França, vão continuar.

Participem na Concentração do próximo dia 9 de Agosto, na Praça do Rossio, em Lisboa!

Viva o dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades!
Viva Portugal!


Mensagem emitida pelos Colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal em França

Consulte o nosso blog em: COMUNIDADE EM MOVIMENTO

Lien permanent 1 commentaire

Commentaires

  • Este apelo diz respeito a todos os emigrantes porque por esta ordem de ideias brevemente fecham tudo , o que e representacoes diplomaticas no mundo inteiro.

    Estou a trabalhar actualmente na rua onde esta instalado o consulado de Versailles e bem vejo o movimento que tem e que de forma alguma pode ser fechado.

    Afinal o que nos somos para este primeiro ministro que compra os seus diplomas na feira da ladra ao domingo de manha ??? Nada !!! Poix esta evidente que nada mesmo o tipo vai fechar uma parte de portugal aos portugueses ai residentes para recuperar umas coroas para devidir debaixo da mesa entre amigos que ja devem ter planeado o negocio visto que o preco do imobiliario em Paris e regiao esta ao mais alto o que quer dizer facilidades de recuperar umas comissoes ocultas pa esquerda e neste caso nada pa direita.

    Somos em Paris e regiao a volta de 800 000 portugueses sera que todas as cidades de portugal com muitos menos habitantes no futuro se vai fechar os registos civil os tribunais as camaras para recuperar umas coroas para pagar chulos do sistema e fazer economias com servicos publicos que nao tem que dar rendimento mas sim prestar servico.

Les commentaires sont fermés.