Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Solidariedade: Condições miseráveis emocionam população

 

medium_TOMAR.jpg
O casal recebeu ontem mais alguns produtos alimentares oferecidos por leitores do CM

Condições miseráveis emocionam população Casal de idosos recebe donativos de todo o País Luís Filipe Coito O casal recebeu ontem mais alguns produtos alimentares oferecidos por leitores do CM Os dias do casal de idosos de Tomar, que vive com muitas carências, são agora um pouco melhores. Nos últimos dias têm recebido ajudas – em dinheiro e em alimentos – de pessoas que quiseram levar-lhes algum conforto pela Páscoa. Guilhermina da Purificação Gonçalves, de 76 anos, e Manuel João Gonçalves, de 75, vivem numa casa antiga e sem as mínimas condições, onde falta quase tudo.

“Agora já temos muita coisinha em casa para comer, mas olhe que ainda no domingo passado não comemos nadinha o dia todo por não haver”, contou ontem Guilhermina Gonçalves, que sorri agora ao olhar para os armários cheios de mercearias. A última oferta de alimentos que lhes foi entregue era constituída por dezenas de produtos, desde arroz, açúcar, legumes, sumos, leite, azeite a uma caixa de bombons de chocolate, entre outros. Tem sido assim desde que o CM revelou a sua situação, na última quarta-feira, e até pelo correio já chegaram alguns donativos. Como têm poucos rendimentos – sobrevivem com uma pensão mensal de 256,72 euros – não sentiram até agora necessidade de ter uma conta bancária, mas vão abrir uma na próxima segunda-feira, para poderem receber novos donativos das pessoas que os queiram ajudar. “Agora já vamos poder pagar as dívidas que temos no talho e na mercearia”, diz, com emoção, Guilhermina Gonçalves, que aproveitou a tarde de sol de ontem para se sentar no sofá colocado no alpendre da casa que partilha com o marido. Guilhermina Gonçalves sofreu uma trombose (AVC) há 14 anos, que lhe tirou as forças e a atirou para uma cama, onde passa a maior parte do tempo. Entre outros problemas de saúde, que se têm agravado com a idade, tanto ela como o marido se queixam de muitas dificuldades em ver – em especial Manuel João Gonçalves, que usa uns óculos de criança que achou –, mas o problema será resolvido em breve com a aquisição de óculos adequados, que serão oferecidos por pessoas que se emocionaram com a história da sua vida.

FILHO PROMETE RECUPERAR CASA PARA MÃE E PADRASTO Um dos cinco filhos de Guilhermina, que vive há 15 anos na Suíça e vai regressar a Portugal em finais de Maio, disse ontem ao CM que pretende recuperar uma casa antiga, de uma irmã, situada ao lado da sua, no Casal da Azinheira, e levar para lá a mãe e o padrasto. “Eu preocupo-me muito com eles e sei que vivem numa casa sem condições, por isso quero renovar a casa da minha irmã, que agora está muito degradada, para eles se mudarem para lá, mas não consigo fazer isso sozinho, nem de um dia para o outro e vou precisar da ajuda dos meus irmãos”, contou José Gonçalves, adiantando que a sua mulher irá cuidar de Guilhermina, pois tem “muita experiência” nessa área. Segundo adiantou, o casal de idosos “necessita de uma pessoa que os ajude a organizar o dinheiro, mas não acredito que passem fome. Eles nunca quiseram ir para um lar, por isso a única solução que vejo é ficarem na casa da minha irmã”, a residir na Suíça. Com 45 anos, José Gonçalves é cozinheiro e espera refazer a sua vida em Portugal, por estar “farto da Suíça”. Casados em segundas núpcias, Guilhermina criou cinco filhos e Manuel João mais quatro.

Isabel Jordão, Leiria

CORREIO DA MANHA

Lien permanent Catégories : - Tomar - Ribatejo 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.