Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Recordacoes da semana santa e pascoa

Estavamos nos fins dos anos 70 e principio dos 80 - Naquele tempo Portugal era muito mais pobre de um ponto de vista material e muito mais rico de um ponto de vista humano !! mas e assim o capitalismo e uma arma de separacao dos homens ....... Esquecia que vou falar da pascoa ! Para comecar era os 40 dias de quaresma que arranjavam os negocios dos sardinheiros e da igreja poix esta claro visto que vendiam as bulas para quem tinha dinheiro para carne a terça e sexta feira !!! Eu adorava o chixarro assado com pimenta so calhava bem hahaha !!

Quando chegava a quinta feira santa a minha mae cortava junco que espalhava no patio . Na quinta a tarde e na sexta de manha nao se trabalhava na terra visto que somos agricultores e para mim era uma festa porque eram muito raro as opurtunidades de nao fazer nada .

Na sabado a noite o meu pai engraxava os sapatos do domingo e quando domingo era mesmo so para utilizar aos domingos e de preferencia so para estar na missa.

No domingo de pascoa obrigacao de ir a missa que no meu caso era na aldeia visinha o Pinheirinho .... no fim da missa era preparar a garrafa de vinho espomoso para o padrinho e o pacote de bolos sortidos para a madrinha .... em troca os padrinhos davam dinheiro mais ou menos 3 vezes mais que o preco dos produtos .... eu tive a sorte de ter bons padrinhos ( Ilda Manuel ) Que pelo menos por duas vezes me deram o flar em troca de nada porque eu ao retirar a garrafa de vinho espomoso a deixei cair no chao e partiu em mil bocados .... naquela idade foi uma situacao bastante dificil para mim !!

Nesses domingos eu ia a casa dos meus padrinhos com o meu visinho e amigo Armenio e depois dava-mos a volta aos dele que eram no Reguengo e os meus eram da Foz .....

Depois era contar o dinheiro e analisar quem eram os bons e os maus pagadores hahahahah !!!!!

Nao esquecer as amendoas que se nao houver nao e pascoa

Lien permanent 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.