Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

Pombal: Idosa morreu enquanto esperava pelos bombeiros

 Os meus sentimentos a familia Ferreira que habitam na minha aldeia natal o Reguengo

Os familiares de uma idosa de Pombal estão indignados com o atraso no socorro à septuagenária, que acabou por morrer ontem de madrugada enquanto esperava por uma ambulância.

medium_CARLOS.jpg

Lúcia Ferreira, filha da vítima, não consegue

 compreender as razões do atraso da ambulância

 Os bombeiros – que estavam a dez minutos de distância – não deram com a casa, tendo sido accionada uma segunda viatura. Quando esta chegou ao local já tinham passado 40 minutos desde o pedido e pouco havia a fazer para salvar a idosa.

Piedade de Jesus Marcelo, de 71 anos, vivia sozinha numa pequena habitação da aldeia de Malhos, freguesia de Pombal. Sofria de problemas respiratórios e, apesar da insistência dos familiares, nunca aceitou sair de casa. Quando as filhas abordavam o assunto respondia de forma sarcástica: “Só saio daqui quando morrer.” Foi o que aconteceu, embora de uma forma dramática que ninguém esperava.

“Se a ambulância chegasse mais cedo nunca se sabe se ela podia ter sido salva”, lamenta Lúcia Ferreira, a filha que ligou para o serviço de emergência a pedir o auxílio dos bombeiros e que viu o tempo passar sem o socorro aparecer.

Lúcia recebeu uma chamada da mãe, pelas 04h00, informando-a de uma indisposição. Deslocou-se de imediato para Malhos e, quando chegou, “ela estava desmaiada, mas viva”. Pediu ajuda pelo 112 e foi accionada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pombal.

Meia hora depois a viatura ainda não tinha chegado. Como o quartel “fica a dez minutos” da aldeia, voltou a telefonar. Os serviços do INEM contactaram de novo os voluntários de Pombal e foram informados de que a ambulância já estava a caminho. No entanto, foi accionada uma segunda ambulância, que acabou por chegar rapidamente a casa de Piedade Marcelo, mas com muito atraso em relação ao alerta. A primeira viatura tinha-se perdido.

“Esperámos quase uma hora”, diz Lúcia Ferreira, salientando que os bombeiros ainda efectuaram manobras de reanimação à mãe, mas sem resultados. “Já entrou morta no hospital.”

Resignada, Lúcia espera agora pelos irmãos – a maioria a viver no estrangeiro – para decidir se vai pedir o apuramento de responsabilidades. Mas o mais certo “é passar à frente”, pois já nada irá devolver a vida à mãe.

O comandante dos Voluntários de Pombal, José Costa, prefere não comentar o assunto até ter na sua posse todos os dados e gravações relacionados com a ocorrência. “O que sei é que foi difícil encontrar o local com os dados que nos foram transmitidos”, afirma.

O porta-voz do INEM assegura no entanto que os dados transmitidos aos bombeiros foram fidedignas e recusou culpas no atraso da ambulância.

CRONOLOGIA

04h00

A vítima avisa a filha, por telefone, de que está a sentir-se indisposta.

04h19

Lúcia Ferreira chega a casa da mãe e liga para o 112 a pedir uma ambulância.

04h21

A ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pombal é accionada pelo INEM, através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

04h50

Lúcia Ferreira telefona pela segunda vez ao 112, informando que a ambulância ainda não chegou. É accionada uma segunda ambulância.

05h00

A segunda ambulância chega a casa de Piedade de Jesus. Os bombeiros efectuam manobras de reanimação e transportam a vítima para o hospital. Aparece a primeira ambulância, que andou perdida.

Correio da Manha

Lien permanent Catégories : - Reguengo-Almagreira 1 commentaire

Commentaires

  • Ja faz um ano que avo...foi para o paraiso...por caussa de um atrazo de 40 minut =( agora temos que ser bem fortes...amo a minha familia

Les commentaires sont fermés.