Colonizado durante
TRÊS SÉCULOS por Portugal
Cultura lusa e o sangue português
Epa... Epa!
De: JVerdasca
Colonizado durante TRÊS SÉCULOS por Portugal, unificado pela língua e cultura lusitanas, amassado com muito trabalho, sacrifício, engenho e arte, mas principalmente sangue, suor e lágrimas, o território brasileiro correspondente aos limites do Tratado de Tordesilhas - que era de "apenas" três milhões de quilômetros quadrados - foi alargado pelos bandeirantes para os actuais OITO MILHÕES e QUINHENTOS MIL KM2., e mantido uno, o que os espanhóis não conseguiram no resto co continente.
Miscegenados com índios e africanos, os colonizadores deram origem a uma população de sangue e cultura únicas, em que ainda hoje sobressai a cultura lusa e o sangue português, com destaque para a língua "materna" que é a nossa Língua de Camões. Se mais de três quartos da população brasileira têm nomes, sobrenomes e sangue lusitanos, aqueles dentre os nacionais que insultem os colonizadores correm o risco de ofender seus próprios ancestrais, seus progenitores, portanto, A SI MESMOS.
Podem - pois - os colonizadores sentir-se orgulhosos de sua obra, até porque, após a independência - altura em que a quase totalidade da população era portuguesa, africana e mestiça de português com índios e africanos - o maior contingente de imigrantes (c. de 1.800.000) veio do velho Portugal, para aqui continuar uma obra gigantesca, como, a título de exemplo, as Santas Casas de e as Beneficências, que ainda hoje prestam mais de 50% dos serviços médico-hospitalares em todo o Brasil!!!.
Temos, assim, muito o que comemorar, pois tudo nos aproxima, nada nos afasta, e fico com esta rima, que por hoje basta.
Como diria o GCipriano - La-Ri-Lo-Le-La!. JVerdasca