Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

TRÊS SÉCULOS por Portugal

 

Colonizado durante

TRÊS SÉCULOS por Portugal

Cultura lusa e o sangue português 

Epa... Epa!

De: JVerdasca

                                   

Colonizado durante TRÊS SÉCULOS por Portugal, unificado pela língua e cultura lusitanas, amassado com muito trabalho, sacrifício, engenho e arte, mas principalmente sangue, suor e lágrimas, o território brasileiro correspondente aos limites do Tratado de Tordesilhas - que era de "apenas" três milhões de quilômetros quadrados - foi alargado pelos bandeirantes para os actuais OITO MILHÕES e QUINHENTOS MIL KM2., e mantido uno, o que os espanhóis não conseguiram no resto co continente.

 

Miscegenados com índios e africanos, os colonizadores deram origem a uma população de sangue e cultura únicas, em que ainda hoje sobressai a cultura lusa e o sangue português, com destaque para a língua "materna" que é a nossa Língua de Camões. Se mais de três quartos da população brasileira têm nomes, sobrenomes e sangue lusitanos, aqueles dentre os nacionais que insultem os colonizadores correm o risco de ofender seus próprios ancestrais, seus progenitores, portanto, A SI MESMOS.

Podem - pois - os colonizadores sentir-se orgulhosos de sua obra, até porque, após a independência - altura em que a quase totalidade da população era portuguesa, africana e mestiça de português com índios e africanos - o maior contingente de imigrantes (c. de 1.800.000) veio do velho Portugal, para aqui continuar uma obra gigantesca, como, a título de exemplo, as Santas Casas de e as Beneficências, que ainda hoje prestam mais de 50% dos serviços médico-hospitalares em todo o Brasil!!!.

Temos, assim, muito o que comemorar, pois tudo nos aproxima, nada nos afasta, e fico com esta rima, que por hoje basta.

                                               Como diria o GCipriano - La-Ri-Lo-Le-La!.    JVerdasca


Lien permanent Catégories : x-Disk-Disse-Teria dito ? 0 commentaire

Les commentaires sont fermés.