Ok

En poursuivant votre navigation sur ce site, vous acceptez l'utilisation de cookies. Ces derniers assurent le bon fonctionnement de nos services. En savoir plus.

  • Tuga Magazine N.39 - Junho 2013 em distribuicão nos locais habituais

  • Portugueses de Ballancourt (91) em festa em Honra de N.S. de Fátima

    mai.jpgNo inicio da noite do sábado 25 de maio, fomos assistir ao primeiro dia de festa em honra de nossa senhora de Fátima, começou com a reza do terço, seguida de uma procissão com a imagem de Nossa senhora de Fátima e outros santos, o desfile contou com a presença de muitos católicos que habitualmente frequentam esta igreja.

    Ballancourt que e uma pequena vila no departamento 91, situada a volta de 50 km de Paris tem a volta de 7000 habitantes e desse numero 10 % são Portugueses . Originários na sua maioria do Minho e 95% são originários de varias aldeias do concelho da Ponte da Barca, no alto Minho , trabalham em maioria na construção, limpeza e na agricultura.

    Depois da procissão começou o baile com o grupo Império Show que e um grupo dos Arcos de Valdevez e já é o segundo ano consecutivo que atuam para esta festa, gostei do espectaculo deste grupo que não se limita a tocar e cantar, porque a cantora e mais duas dançarinas mudam de roupa pelos menos dez vezes durante o espectaculo, por volta da meia noite a sala estava repleta de gente.

    No domingo pelas 14 horas foi a celebracao da missa, seguida da procissao acompanhada pela Filarmonica de Paris e pela Fanfarra Lyrie municipal D'Epinay S/Senart, de seguida decorreu um grande festival de folclore com os seguintes ranchos : Flores do Norte de Ballancourt, Casa dos Arcos de St.Maur, Alegrias do Minho de Brie Comte Robert e as Lavradeiras de Yerres.

    Quero agradecer ao presidente desta associação pela sua aderência ao club de amigos do Tuga Magazine, e desejar boas ferias a todos aqueles que continuam a dar do seu tempo para reunir Portugueses num ambiente de festa e alegria.

    album de fotos aqui clike !

  • Fim de semana de festa para os Portugueses do Val de Montmorency (95).

    No passado fim de semana, Sábado 4 e Domingo 5 de Maio de 2013, a Associação dos Portugueses Unidos com todos do Val de Montmorency comemorou o 25 de Abril de 1974 que resultou de um golpe de Estado militar do (MFA) Movimento das Forças Armadas com o fim do regime ditatorial que estava em lugar desde 1933 com a sua festa anual :

    "Abril em Portugal" na sala Paul Nicolas em Eaubonne (95). Nesta noitada de festa a animação ficou a cargo do Grupo Fantasia com o seu vocalista e amigo Eugénio da Rocha a quem damos os nossos parabéns pela a animação !

    No final de noite, subiu ao palco a cantora Portuguesa, radicada em Franca : Helena Correia com as suas bailarinas que incendiou a sala ao apresentar ao publico o seu novo trabalho discográfico, realizado em colaboração com grandes nomes da canção popular Portuguesa.

    No dia seguinte, decorreu um festival de folclore representando uma parte das regiões do nosso lindo Portugal . O grupo de Bombos da casa abriu esta tarde de festa e alegria, de seguida atuaram os grupos folclóricos : Infantil & Adulto da casa, seguiu-se os grupos Flores da Aldeia de Marly-le-Roi, Alegria do Minho de Plaisir, Meu Pais de Maison Alfort, As memorias do passado de Plaisir e Terras do Minho de Kremlim-Bicêtre.

    Neste fim de tarde, os grupos receberam um cravo vermelho símbolo desta "Revolução ", marcando assim "o Dia da Liberdade" Agradecemos a Associação pela a sua adesão ao "Clube dos Amigos do Tuga" e pela forma como me recebeu.

    Podem encontrar as fotos na nossa pagina facebook : Tuga Magazine e os vídeos no Dalymotion : Tuga Tv www.1portugal.com. Mathias Isidoro - Tuga Magazine